sábado, 10 de julho de 2010

o porque dos por quês

hoje, uma crônica não tão literária

por que eu gosto de você? por que eu escrevo tanto sobre você, publico, anuncio em todos os lugares da internet, mas na hora H não consigo dizer que gosto de você? por que diabos eu ainda tenho essa atração por você se nem vocação pra príncipe encantado você tem? Quem nunca se fez essa pergunta, que atire a primeira pedra! Eu me vejo fazendo essa pergunta várias vezes no decorrer do mesmo dia! Mas não é só em relação a meu gosto peculiar por homens extremamente complicados e enrolados que eu me pergunto o por quê.

por que eu não falei aquilo quando eu tive a oportunidade? ai, já tinha tudo tão planejado na minha mente!
por que eu não estudei um pouquinho mais pra essa prova? caiu tanta coisa que eu sabia!
por que eu não fiz aquela dieta? agora, como vou usar o bikini na frente de todos?
por que eu recusei aquele emprego mesmo? não era a hora certa?
por que eu não atendi o telefone? por que eu não mandei aquele e-mail? por que? por que? por que?

Conheço tanta gente boa que se deixa levar pelos por quês que fico até arrepiada. Eu mesmo estaria mentindo se me excluisse dessa lista. Esses por quês são uns danadinhos mesmo, hein? Entram em nossas vidas e não nos acrescentam em nada, entram sem pedir licença e não tem hora marcada pra sair. Entram e saem com suas agendas secretas. Resposta concreta nao sou capaz de dar, mas gosto de pensar que eles entram para nos ensinar e fazer com que a gente fique mais esperto, mais atento, com nosso sistema imune mais forte e resistente a eles. A cada por que novo estaremos um pouquinho mais fortes para lidar com a situação e talvez não cair tão profundamente no desespero, nem que seja pelo menos um tiquinho de nada. Verdade seja dita: ninguém sabe porque!

Sei que é uma tarefa complicada, mas não é bem melhor um dia pelo menos conseguir dizer tudo aquilo que você gostaria de falar na hora certa e não duas horas depois? voltar para casa com um sorriso na cara porque foi capaz de dizer um "eu gosto de você" ou um "não quero só ser sua amiga, quero deitar nesse seu sofá e não ter hora para voltar pra casa." É bem melhor, não é mesmo?

Mas a pergunta não se cala: por que meu Deus? por que eu?
Acredito que até Ele soltaria um: porque eu não sei como resposta.

Steph

1 comentários:

Lara disse...

Eu lembro qnd eu estudei em Psicologia da Educaçao q as crianças perguntam tanto por que porque elas gostam da reaçao que essas perguntas provocam nos adultos. Nao porque elas realmente querem saber por que. Interessante isso, né? Os por ques da vida nos incomodam profundamente desde sempre. Por que?
Eu arrisco dizer que é pq não gostamos de constatar nossa ignorância. Nos incomoda não termos resposta. Se não nos perguntarem por que, não precisaremos comprovar nossa incapacidade de responder, mas se perguntarem....aí o mundo acaba!

Mas a grande pergunta é POR QUE AS PESSOAS NÃO COMENTAM NESSE BLOG, MEU DEUS?