segunda-feira, 24 de maio de 2010

Penso, logo sobrevivo!

Adoro coisas que me fazem pensar. Livros, filmes, músicas, fotos, qualquer coisa. Contanto que seja uma coisa que me faça ficar pensativa por um bom tempo, está valendo. Penso muito, o tempo todo. Minha cabeça não descansa jamais. Penso no que vivi, no que sonhei que viveria, no que imagino que vou viver, no que fiz certo, no que tentei fazer certo, no que fiz completamente errado do começo ao fim. O leque da minha imaginação é infinito e isso me obriga e me permite pensar sobre tudo Tudo mesmo..

Às vezes, cansa. Tudo que se faz demais cansa. Mas na maioria das vezes é delicioso. Nada melhor do que terminar de ler um bom livro e sentir um enorme vazio dentro de si que aos poucos vai sendo consumindo pelo surgir da reflexão. Você pensa sobre tudo o que leu, reflete sobre a vida e vê um pensamento puxando outro e mais outro e mais outro. Quando para de pensar, nem se lembra como chegou até aquele último pensamento, mas isso não faz a menor diferença porque o divertido é a jornada.

Às vezes, dói. Pensar no que se perdeu, no que se viveu ou deixou de viver, em quem se foi, tudo isso dói. Muito. No fundo da alma. Mas é preciso viver de nostalgia também. É preciso lembrar do passado para que  melhoremos o presente e o futuro. É preciso fuxicar cada canto da memória e pensar e pensar e pensar. Só assim a gente cresce, a gente aprende, a gente entende, a gente perdoa.

Às vezes, diverte. Faz com que lembremos de coisas deliciosas, que demos risadas. Permite que imaginemos cenas de felicidade extrema ou que revivamos momentos em que fomos genuinamente felizes. Abre nossos olhos para novas possibilidades!

Pensar é uma dádiva única. Uns exercitam mais essa faculdade do que outros, mas a verdade é que quem disse "Penso, logo existo." estava erradíssimo. Não é bem por aí. Nossa existência nada tem a ver com o pensar. Já nossa sobrevivência.... essa depende dele! Eu nunca sobreviveria um dia sem pensar, sem refletir. Nada faria sentido, minha própria existência seria insignificante se eu não permitisse que qualquer coisa - por mais mundana ou pequena que seja - tocasse minha mente.

Agora, para você que é muito curioso e que está se perguntando de onde surgiu toda essa minha inspiração para falar sobre isso, conto tudo. Hoje descobri um blog muito lindo e muito muito bem escrito que me fez pensar bastante sobre a efemeridade da vida. Quer entrar lá também? http://parafrancisco.blogspot.com/ Já aviso: prepare os lenços de papel, viu?

Bom, mas agora é hora de recolher meus pensamentos para mim mesma (porque como diria meu queridíssimo Drummond - "É um ato individual, como nascer e morrer.") e deixar vocês com os seus. Só espero audaciosamente que de alguma forma minhas palavras tenham o poder de despertar o pensamento de alguém por aí. Se isso acontecer, missão cumprida!

Lara - sobrevivendo

"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo." -- Buda


6 comentários:

Camila Alves disse...

2h03 da matina. Eu, pra variar, deixei um votão difícil do trabalho pra última hora do domingo e tô tentando pensar em uma tese jurídica milagrosa pra me ajudar.

Nessa de viajar na tese, acabei entrando aqui sem saber direito o porquê, mas acho que a verdade é que eu tenho tantos sentimentos confusos em relação a todas vocês que, por alguma razão, eu às vezes entro aqui pra obter respostas.

Viajei no comentário, né?!

É loucura pós-meia-noite!

Saudades de verdade.

Éverton Gio disse...

Nossa, amoreco, isso foi profundo! Com certeza lembrar é reviver, tanto coisas boas quanto ruins. As coisas do passado eu não posso mudar, ninguém pode (a não ser o professor Loid e o Michael Jame Fox...kkkkk), mas estarei com você para enfrentarmos juntos as do presente e do futuro.

Amo vc.
Beijinhos

Lidia Skorupa Parachin disse...

Engraçado que você nunca pára de me surpreender, Lara. E o que é super addictive em você é que a surpresa é muito frequentemente positiva.
Amei seu post, muito verdadeiro. Quem te conhece sabe o quanto você é absolutamente refém de seus pensamentos. Difícil mesmo é fazer o exercício contrário, né? Mandar a cabeça calar a boca naquelas horas que você não aguenta mais ouvi-la (?!)
Amo, admiro, respeito. Sempre.
Obrigada pela dica do blog da mãe do Francisco, tive mesmo que pegar um lenço.
Às queridonas: salvei aqui no favoritos, tá? Gostei do formato... parabéns! Beijinhos!

Unknown disse...

Lara, sabia que dps do blog do quiquinho você ia se inspirar! Acredita que eu sonhei com eles, mas eu era a mãe! HAHA! Lídia e Everton, obrigada sempre pelo apoio! :)

Lara disse...

Lidia,
vc é minha grande amiga da vida. Qualquer porcaria que eu escrevesse vc ia gostar...
hahahahaha
Mas como sei que sua opinião é sempre muito sincera, agradeço de coração pelos elogios e pelo apoio.
Não sei o que seria de mim sem vc...
Com certeza vc é a pessoa que mais me incentiva a investir nos meus pensamentos, nos meus sonhos, nas minhas vontades.
Amo para sempre ao quadrado!

Beijo

Rosana Araújo disse...

Amei seu post!!! Tb penso muuuito, mas muito mesmo. Como já disse uma vez, penso tanto, mas tanto nas coisas que as vezes ja enjoo delas antes de fazer... hahaha
E, quanto ao blog, eu já chorei horrores ontem...Muuuito bem escrito!