segunda-feira, 24 de maio de 2010

E tudo acaba um dia...

— Mariana, nunca mais olha na minha cara ou fale comigo! — foi essa a frase que meu ex-namorado me falou no dia 13 de junho de 2009 quando terminou nosso relacionamento de 3 anos e 10 meses. Nunca esqueço essa data nem esse dia. Lembro direitinho que ele entrou no carro com uma sacolinha cheia de coisas que eu tinha dado para ele e me falou poucas e boas.

Na verdade não foi bem aí que tudo terminou, mas foi o começo do fim… a história ficou mal resolvida durante um bom tempo. Pelo menos até ele arrumar uma namorada mais ou menos em setembro ou outubro do ano passado. E aí sim as coisas pioraram. Quando você termina e sabe que a pessoa não está com ninguém é uma coisa. Quando você fica sabendo que ela está NAMORANDO, é bem diferente. É uma porta para a depressão.

Talvez eu seja dramática e tenha levado a sério demais um relacionamento que era pra ser uma coisa mais leve. Mas durante quase nove meses eu fiquei mal. Chorei, não quis comer, não quis saber de nada da minha vida. Larguei tudo que eu gostava: dança, francês, espanhol… e curti a minha fossa. Com o tempo, para não preocupar as pessoas, fiquei sofrendo sozinha, mas decidi que isso não era pra mim, que eu queria ser feliz. Aceitei todo tipo de ajuda: dos mentores espirituais até a kinesiologia. O importante era sair da fossa. O problema é que depois de 9 meses, o buraco é tão fundo, que mesmo querendo muito, é extremamente difícil.

O meu problema é que a fossa se juntou com relacionamentos mal sucedidos. Um me quis e eu não quis. O outro viajou e terminou por orkut. O último resolveu voltar com a ex. E assim se foi a minha auto-estima. Mas ok, não era aí que eu queria chegar. Decidi usar o espaço desse blog porque esse términio traumático me fez crescer e perceber muitas coisas que acontecem por aí. Hoje recebi notícias do meu ex de duas pessoas diferentes e fiquei pensando…

A primeiro delas é como as pessoas tem facilidade de fingir que nada aconteceu. Parece que eu sou a única pessoa que fica remoendo quando alguém que eu já fiquei ou tive qualquer coisa passa por mim e faz a famosa Kátia (cega, surda e muda, gíria da minha amiga @marilianaomi). Eu realmente faço questão de falar com a pessoa. No caso do meu ex, ele passou pela amiga e fingiu que não viu. Encontrou com a minha irmã na academia e fez o mesmo. Eu não consigo entender esse tipo de atitude. Por que as pessoas não podem simplesmente ser civilizadas? Falar “oi, tudo bem?” não mata ninguém.

Eu não entendo. A pessoa fica quatro anos com você. Você divide tudo com ela. Ela sabe tudo da sua vida, você confia seus segredos, seu corpo, tudo… e ela simplesmente some, desaparece. E o que é pior, muitas vezes sai falando de você por aí (eu mesma fiz isso numa tentativa frustrada de me convencer de que o melhor era mesmo terminar quando na verdade eu queria era estar com ele). É difícil manter amizade com ex, mas seria bom se a gente conseguisse. Eu particularmente ando numa vibe de me reconciliar com as pessoas. Acredito que é possível ser amigo de quem você já ficou ou teve qualquer coisa sem nenhum tipo de malícia. A gente que tem mania de complicar as coisas.

A segunda coisa que eu sempre fico pensando é: por que diabos a gente quer tanto voltar com o ex? Com esses últimos ficantes, todos quiseram voltar com as suas meninas do passado. Meu Deus, pra quê? A gente tem mania de achar que só existe aquela pessoa e acaba confundindo ciúmes, saudades com amor. Existe tanta gente no mundo. Depois disso, passei a acreditar que não é impossível ter um relacionamento com alguém que teve ex. Afinal, ela ou ele sempre vai estar em vantagem em relação a você. Nós nos prendemos ao passado e vivemos de eternos flash back… e isso, meus amigos, é extremamente depressivo.

Apesar de tudo, do sofrimento, foi uma experiência de vida incrível. Perdi um namorado que eu amava incondicionalmente, mas ganhei uma mãe, uma irmã, um pai e muitos amigos, que me amam muito mais do que ele jamais poderia ter me amado. E é aí que entra a música do Jason Mraz. Prestem atenção na letra. É incrível.





Mariana de Paula (irmã da Lara) - especial para As Queridonas

"É mais uma história de amor /Que outro me tome o lugar / Não está mais aqui quem chorou / Um outro que venha chorar" Chico Buarque

6 comentários:

Lara disse...

Fala aí se a minha irm~não tem talento...
Que texto onito, né nao? Bom, não exatamente bonito porque falar de términos e amores perdidos é f%#@!

Mas é um texto honesto, escrito do fundo do coração. Um desabafo dos mais sinceros...

Conheço muito a Mariana e sei o quanto é difícil para ela se expor. Foi difícil quando ela e o dito cujo terminaram...Imagina agora que ela tá falando disso para galera virtual...

Parabéns pela coragem de mostrar sua história para gente, Mariana.
Foi sofrido, mas foi bonito. Te custou esse aí, mas vc ganhou tantas pessoas mais depois que isso tudo vale a pena.

Vao-se as pessoas, mas ficam as memórias, a saudade, as lembranças. isso que importa! Pq vc nao ama a pessoa q seu ex virou. Vc amou o q hj vive só na sua memória.

Entao, guarda ele aí, bem escondidinho, onde ele merece ficar. E abre seu coraçao para um novo amor. Na hora certa, ele chega!

Grande beijo!

Unknown disse...

Nossa! Me identifiquei! E adorei essa música do Mraz! E fica a dica: querendo curtir a fossa é só me chamar, levo até a pipoca!
Beijo!

Éverton Gio disse...

Caramba, I'm speechless.
Mariana, minha cunhadinha querida, eu tenho que tirar o chapéu para você porque não é qualquer um que tem a coragem de fazer o que você fez. Eu mesmo não teria.
A gente sempre quer ajudar, mas nunca sabemos como porque essas situações são realmente complicadas. Eu gosto muito de você, da Lara e dos seus pais. Sempre que alguma coisa não muito boa acontece com algum de vocês, eu fico tentando arrumar um jeito de ajudar, consolar, distrair, alegrar etc. Sou até meio palhaço, muitas vezes.

Sabe o que eu senti quando li seu post? Que você está preparada para seguir em frente.

Parabéns! Estamos com você, sempre.

Beijos de quem te quer muito bem.

Mindu disse...

É Mari, as coisas são difíceis assim mesmo! Ex sempre vai afetar a sua vida, positiva ou negativamente. Eu sei como foi difícil você falar disso aqui, mas foi muito importante, é uma experiência que muitos passam com ex, essa história de fingir que a pessoa não existe. O complicado é que, pro senso comum, isso é normal, é o que deve ser feito. Eu não entendo isso, porque, se uma pessoa passou tanto tempo com você, fez parte da sua vida, porque você deve apagá-la, né?
Mas você sabe que eu sempre vo tá aqui pra te ajudar e apoiar quando você tiver triste nesses momentos,e que a vida continua, com pessoas maravilhosas ao seu lado!

Beijos!!!!

Rosana Araújo disse...

Quanta sinceridade junta! Gostei e tb tenho problemas com desfechos, acho impossivel desconsiderar a influencia de ex (amigo, namorado) na nossa vida... Ainda mais quando as coisas não acabam bem ou quando ficam muitos sentimentos/palavras no ar... Mas é isso, uma hora ou outra we have to let it go... E sim! As pessoas podiam ser ao menos educadas, mas confesso que muitas vezes tb nem sei como reagir sem parecer que o que houve não foi nada de mais...Enfim... Desfechos são sempre complicados!

Lidia Skorupa Parachin disse...

Fiquei muito feliz de ver esse post da Mariana... mesmo que a uma certa distância, acompanhei um bocadinho do sofrimento insuportável que foi maltratando essa doce menina, tão nova, tão seriamente comrometida em amar de verdade.
E eu sempre acho que sai por cima quem consegue manter a civilidade. Quem não dá conta de dizer "oi, tudo bem" é porque realmente não tem educação... ou não tem a menor chance de superar de verdade as escolhas que fez. Há muito mais sobre a auto-estima de uma pessoa na capacidade de ser educado e civilizado do que se pensa. Vitorioso é quem tem a coragem de erguer os olhos, abrir um sorriso sincero, de quem quer o bem, e cumprimentar quem quer que seja.
E já faz um tempo que eu vejo a menina Mariana mais mulher, mais segura de si, mais extrovertida e civilizada do que nos tempos daquele que a machucou de forma tão irresponsável.
Valeu demais o post... mas vale mesmo sentir a maturidade por trás dele.
Seja feliz Mariana. Assim você também faz feliz a quem te ama e vale a pena de fato. ;-D