segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Meus monstros de estimação

Sou professora. Meu ofício é ensinar. É para isso que eu vivo e é isso que eu sei fazer: ensinar. E não estou falando só de Inglês porque todo professor ensina muito mais que isso. Ensino sobre respeito, responsabilidade, civilidade, perseverança, confiança, caráter. Impossível pensar em sala de aula e não pensar em educação em seu sentido mais amplo. E é isso que eu faço, educo.

Mas hoje fiquei pensando sobre tudo que já ensinei na vida. Não só para os meus alunos, mas para as pessoas que passaram na minha vida. Acho que meu saldo é positivo, mas não consigo não me lamentar pelos montros que eu criei. Pisei deliberadamente em corações que não mereciam ser pisados, xinguei quando não precisava, levantei a voz, critiquei e julguei sem fundamento, apontei o dedo, magoei incontáveis vezes. Não fiz todas essas coisas com a intenção de machucar, mas mesmo assim iso foi inevitável. Muito frequentemente, querendo ou não, ensinei a lição errada.

Como não lamentar que acabei ensinando tudo trocado? Estraguei essas pessoas! Não completamente, é claro, mas estraguei. As minhas antigas versões deixaram nelas marcas que hoje eu não deixaria. Aliás, hoje eu teria feito tudo diferente. Só que o tempo não volta. O que eu fiz, está feito!

E o que acontecem com meus monstrinhos de estimação? Andam por aí aos tropeços, achando que a porcaria que eu ensinei estava certa. E pior: achando q a pessoa idiota que eles conheceram, as Laras antigas, são retratos de quem eu realmente sou. Ah, se eles soubessem...

Por isso, meus caros montros, espero que onde quer que vocês estejam, vocês tenham a chance de reaprenderem as lições tortas que deixei para trás. Esqueçam isso! Muitos de vocês jamais esbarrarão em mim novamente. Não terei a chance de remendar meus erros. Mas espero que alguém o faça. Vocês não merecem o estrago que eu causei. Por menor que seja. E por vocês prometo tentar errar menos. Não quero mais a responsabilidade de criar monstrinhos! Prefiro olhar para o meu passado e sentir orgulho dos traços que desenhei em alguém. Aí sim valerá a pena ter ensinado.

Lara - de liquid paper na mão

3 comentários:

Unknown disse...

hahaha!
acho que monstros todos nós temos (uns mais que outros, claro!) mas o bom é que assim como os criamos podemos os destruir! e acredite, vc aprende o que quer!

Éverton Gio disse...

A Steph falou bem: você aprende o que quer. As vezes criamos monstros mesmo, mas é bom para nos lembrarmos de que somos humanos e erramos (e muito). Se dar conta de que criamos esses monstros, significa assumir que cometeu um erro; e tudo isso faz parte de um aprendizado.

Parabéns pelo post, amoreco.

Éverton - Going Through Changes

Shimabuko disse...

Bom, acho que se você algum dia errou, acho que o que importa é que você foi capaz de perceber isso e agora faz de tudo para não repetir o que fez errado. O importante é que mesmo tendo criado seus próprios "monstrinhos" você está sendo capaz de criar os "anjinhos" que compensarão por aqueles com quem você falhou. Se você errou uma vez, conserte dez, assim, você garantirá que fez mais bem do que mal às pessoas ao seu redor.

Shimabuko - Achando que é uma das pessoas a quem você ensinou as coisas certas...