sexta-feira, 19 de março de 2010

Linhas tênues

Sempre tive certo fascínio por mudanças ‘bruscas’ da vida – as boas e as ruins. Acho que por isso gosto tanto de biografias. Sério, como aquela menina mais sem graça do mundo virou uma top model famosa? Ou aquele cidadão comum virou um empresário de sucesso? E quando foi que aquela sua colega de faculdade (que até pouco tempo nunca tinha trabalhado) passou a ter o rei na barriga?

A impressão que eu tenho é que são linhas muito tênues que separam esses momentos tão distintos. Parece que a pessoa dormiu um dia sendo ‘comum’ e no outro dia percebeu que não era bem assim. Por mais que haja muito trabalho, muita determinação por detrás disso, é complicado determinar com precisão como/quando isso aconteceu. As coisas simplesmente aconteceram. E essas são, pra mim, as chamadas ‘linhas tênues’ da vida.

Um dia a pessoa é sua amiga, e no outro não passa de uma otária. Um dia a pessoa não tem nada definido na vida e no outro já está de malas prontas para embarcar na maior aventura de todas. É tudo (relativamente) tão rápido e são mudanças tão significativas, que eu me pergunto onde eu acho uma linha tênue para comprar e enfim dizer boas-vindas a mudanças tão esperadas.

Tudo bem, podem dizer que quase todas as vezes (excetuando prêmios da mega-sena, berço de ouro e contatos privilegiados) o caminho para essas grandes mudanças é nada mais que o resultado de um longo processo. Pode até ser, mas a grande questão é que tais processos na maior parte do tempo se desenvolvem e você nem percebe (ou pelo menos eu não os percebo). É a única explicação! Pois, quando você resolve analisar toda a história a fim de encontrar a tal da linha tênue, você certamente vai se deparar com vários indícios que justificam a mudança e comprovam o longo processo. Mas isso depois que tudo já aconteceu. Ás vezes é tão difícil ver o óbvio...

A conclusão é de que graças a nossa desatenção, longos e importantes processos podem caber em ‘imperceptíveis’ linhas na história da nossa vida. Então, para evitar os desprazeres das tais linhas (exemplo: a repentina despirocada de alguém ou aquela notícia que você jamais esperava receber), o melhor mesmo é ficar atento!

*Já o segredo para cruzar essas linhas tênues a alcançar o sucesso? Ah, eu ainda não sei. É preciso se inspirar em como a fulana de tal virou uma escritora super famosa, como a sicrana fez tanto sucesso e por aí vai... Botar pra fazer!

Rosana - pensativa

1 comentários:

Lara disse...

Amei o texto Rô!
As linhas tênues realmente são fascinantes porque traçam limites quase invisíveis. Elas me intrigam e me assustam ao mesmo tempo e toda vez que essas danadas aparecem eu fico confusa, me perguntando onde elas estavam até aquele momento. Também não entendendo como elas surgem de uma hora para outra, né? É como se tirassem um véu dos nossos olhos e acordássemos para um mundo completamente novo.

Por mas estranhas que sejam, quero que muitas linhas tênues apareçam na vida das queridonas esse ano. Muitas!