quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A bendita da moeda

Sabe aquela história das duas faces da moeda? Pois é! É a mais pura verdade! E quer saber? Odeio moedas! Mas o pior mesmo não é o fato de que as moedas têm duas faces; é que a gente só aprende isso na prática. Ninguém escutou a vovó ou a mamãe quando elas falaram isso, né? Precisou ir lá e quebrar a cara para aprender. Ô racinha burra essa nossa, viu?

Agora me diz se isso não é verdade:

O príncipe encantado, por exemplo, na maioria das vezes aparece todo bonitão em um cavalo branco. Mas quando a gente menos espera... Ele tá arrastando asa pra todas as meninas do reino ou não liga ou não te dá o devido valor. Vai dizer que não é assim?

Seu melhor amigo te ama e te adora. Mas, quando pode, destila um veneninho mortal na suas costas, tem uma invejinha porque você tá subindo na vida e ele não, tem uma vontadezinha de te matar até. Vai dizer que não é assim?

Seu trabalho é maravilhoso e te faz muito feliz. Mas tem dia que te estressa, tira suas noites de sono, acaba com seu humor. Que qualidade de vida é essa? Vai dizer q não é assim?

Culpa de quem tudo isso? Da bentida da moeda! Dessa cretina dupla face!

E da gente! Que insiste em acreditar no lado bom das coisas. Que quer acreditar desesperadamente que tudo vai acabar bem. Que se ainda não deu certo é porque não é o fim. Blá blá blá

A verdade é que apesar de sempre falarem que o ser humano não presta, nós somos as criaturas mais ingênuas e mais confiantes que pode existir. Aham, eu sei que nem todos são assim, mas a lei é essa mesmo. Até o mais cafajeste dos homens consegue acreditar na pureza e na beleza de alguém. Nem que seja de um amigo ou de alguém da família. Até o mais horroroso dos bandidos alguma vez se compadeceu da dor de alguém e acreditou que o fundo do poço tinha uma mola.

O fato é que não conseguimos nos desapegar dessa ideia de que tudo tem um lado bom. Mas talvez isso seja exatamente o que nos mantém vivos e o que nos impede de ficar loucos, né? O que seria de nós se não acreditássemos que o próximo cara vai ser diferente ou que o próximo político vai ser melhor ou simplesmente que amanhã tudo vai ser mais fácil? Quem sairia da cama se sobesse que tudo pode ficar pior?

Vai ver a moeda tem duas faces para garantir nossa sobrevivência. Para garantir que não vamos jogar tudo pro alto e viver só de amor. O mundo jamais funcionaria sem essa droga dessa moeda ou sem a faca de dois gumes ou sem o copo metade cheio. Não haveria humanidade em seu sentido mais puro, haveria? Seríamos todos cubos de gelos, vagando ocamente por aí, afundando em nossa própria arreia movediça. Aí sim seríamos a pior das raças.

Lara - pedindo troco de balinha daqui para frente

0 comentários: