quarta-feira, 16 de junho de 2010

Surpresaaaaaaa

Não, não estou falando daquele chocolate da infância. Nem de de festa de aniversário surpresa. Nem da reação do leitor ao ver que finalmente tem um post novo no blog das Queridonas. Estou mesmo falando das coisas que você não espera que aconteçam, mas de repente... Surpresaaaa!

Muitas vezes nós Queridonas falamos dos cosmos e de como eles estavam conspirando contra nós. Só não jogamos pedra na cara desses cretinos porque a gente não sabe onde eles moram porque a vontade era enorme. Tudo estava dando errado! Mas o mundo dá voltas... E voltas bem inesperadas. E sabe do que mais? Adoro quando isso acontece! Adoro quando a vida muda completamente de um dia para outro. Está certo que às vezes detestamos essas mudanças, mas muito mais frequentemente essas coisas acontecem para melhorar, ?

Fico fascinada de ver como num dia parece que tudo está destinado a dar errado e no outro tudo dá misteriosamente certo. Como isso acontece? Uns dizem que é Deus, outro que é o acaso, outros chamam de destino ou de coincidência. Chamem do que quiser. A verdade é que não importa o nome que a gente dê a isso porque acontece e pronto.

Mas analisemos um caso concreto para vocês entenderem melhor do que eu estou falando e para esse post não ficar muito meloso. Cá estava eu vivendo a minha vida pacata de aspirante a várias coisas. Era a matéria disgramenta do mestrado, os estudos entediantes pra concurso e uma preguiça danada de fazer qualquer coisa. A única coisa realmente interessante que eu estava fazendo era escrever o melhor livro do mundo com a Steph. (Sim, Steph, escreverei um capítulo em breve.)

Porém, um belo dia, assim do nada, resolvi falar com o meu ex-chefe mas sempre grande amigo no gtalk. Botando o papo em dia, começamos a falar sobre a minha vontade de voltar a dar aulas. Confessei que estava sentindo falta de ser professora e até dos alunos terríveis eu estava com saudade. Aí ele chega e me fala que estava procurando alguém para trabalhar com ele na coordenação da escola. Nos encontramos, conversamos mais sobre o assunto, fiz uma prova quilométrica para concorrer ao emprego e consegui.

Mandei a prova para ele sem  grandes aspirações e imaginando que esperaria uns 15 dias por uma resposta. Mas ao invés disso, recebi uma ligação 2 dias depois dizendo que era para eu começar a trabalhar daí outros 2 dias. Pode isso? Como não pensar em como as coisas funcionam? Se não fosse aquela conversa no gtalk, se não fosse o momento certo, as palavras certas, as escolhas certas...

Há um tempo atrás, eu tinha saído da escola porque estava muito cansada, tinha perdido a vontade de dar aula e porque não estava feliz. Muitas vezes me perguntei se tinha feito a coisa certa ao sair de lá e hoje tenho certeza de que fiz sim. Eu precisava sair naquele momento até para ter certeza de que era aquilo o que eu queria. E para escola também foi bom. Muita coisa mudou depois que eu saí, sabe? Não posso ter a pretensão de pensar que foi por minha causa, mas o fato é que hoje estou voltando uma profissional melhor para um emprego melhor e estou muito feliz com isso.

Eu sempre senti um carinho  muito grande por essa escola e por todo mundo que trabalha lá. Adorava meus alunos também (pelo menos a maioria deles...hahahaha). E não tem nada melhor do que voltar e ver que isso não mudou. A equipe me acolheu de braços abertos e meus antigos alunos ficaram felizes de me ver de volta. Existe coisa melhor do que isso? Do que perceber que os frutos de um trabalho do qual me orgulho muito ainda estão lá? Respondo rápido: NÃO! Pra mim, não existe nada melhor do que ver que meu trabalho é valorizado da maneira que eu sempre quis, que meus grandes amigos ainda são os mesmos e que meus alunos ainda se lembram de mim. Sinal de que eu ainda posso fazer muito por eles, que fiz a diferença. É, galera... Ainda tenho meu dom!

Moral da história: quem diria que isso tudo ia acontecer tão rápido, hein? Quem diria que eu ia me surpreender tanto assim tão cedo? Vai me dizer que não é ótimo quando isso acontece? Eu adorei! E sabe aquela frase famosa do Chico Xavier: "Ninguém pode começar de novo mas, qualquer um pode fazer um novo fim."? É tipo isso aí que está acontecendo comigo. Essa semana comecei meu novo fim e com vontade de que ele dure muito muito muito tempo.

Lara- Reescrevendo minha tábula ras

PS: Queridonas desnaturadas, cadê os posts de vocês, hein? Steph, cadê seus babados? Rô, cadê suas reflexões? Ai ai ai

3 comentários:

Mariana disse...

Vc estava falando de fazer um novo fim e aí lembrei desse poema da Cora Coralina, que inclusive coloquei no pseudotwitter do orkut.

Aninha e suas pedras

Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedrase construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces.
Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha um poema.
E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir.

Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas e não entraves seu uso aos que têm sede.

Cora Coralina

Rosana disse...

Essas surpresas são tudo de bom! Fico feliz que a sorte das queridonas anda mudando... Espero que continue em ordem alfabetica, primeiro a Diana com suas viagens excelentes, depois vc com o novo/velho emprego vindo do céu, aí fica faltando EU e a Steph! heheheh

Éverton Gio disse...

Sabe o que é melhor? Fazer parte de tudo isso.
Você merece, minha linda.