terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sorry...

Querido leitor,

Eu sei que devemos desculpas a vocês. Todo escritor deve desculpa a seu leitor em algum momento, não é mesmo? J.K. Rowling me deve muito mais do que desculpa depois daquele final péssimo de Harry Potter, Stephenie Meyer me deve por ter feito eu gostar de literatura tão pobre, Poe e Wilde me devem por terem me encantado com literatura de alto nível. Saint-Exupery, por ter escrito sobre a vida como ninguém jamais o fará, J.D. Salinger por ter criado um personagem igual a mim.

Agora, nós devemos desculpa a vocês pelo pior motivo do mundo: pelo silêncio!  Escritor que é digno, que honra seu ofício não se cala jamais, não se cansa jamais. Mesmo quando a inspiração o abandona, suas histórias lhe fogem do alcance e nada acontece, ainda assim o escritor tem que enxergar a possibilidade da escrita.

Quando seus problemas pessoais, suas batalhas individuais, seu cansaço, sua exaustão, seu desgaste forem tão grandes que parecem sufocar, cabe ao escritor achar seu rumo e escrever, escrever, escrever. Nada justifica o silêncio! Quem consegue escrever, quem tantas vezes usa a escrita como válvula de escape, quem tem o dom de enxergar na realidade matéria de poesia não pode nunca abandonar o leitor, ou mesmo o papel, que sempre lhe deu apoio e nunca lhe virou as costas.

Erramos. Todas nós erramos ao deixar que nossas vidas pessoais tirassem de nós a vontade, o ânimo ou até mesmo a obrigação de escrever. Erramos ao não abrir um pouco mais os olhos para procurar as palavras que nos seguem por todo lado. Erramos ao sermos egoístas e abandonar esse espaço que cultivamos com tanto suor e carinho.

Por tudo isso, sentimos muito. Como todos os seres humanos, erramos, falhamos, deixamos que nosso pessimismo e nosso humor levem vantagem sobre nós. Nos permitimos curtir uma fossinha de vez em quando e descansar da voracidade do teclado. Deixamos que nossos sentimentos nos tire a ânsia de traduzir nossas vidas em parágrafos.

Assumimos nossa falha e, diferentemente de J.K. Rowling que nunca me pediu desculpas por ter arruinado a história de Harry Potter para mim depois de tantos anos de espera, prometo tentar errar menos. Prometo escrever mais, criar mais, me envolver mais. Prometo tentar incansavelmente lutar - até contra mim mesma -- para manter esse blog ativo. Prometo escrever. Simples assim. Escrever. Tentar. Viver.

Um grande abraço um tanto envergonhado,

Lara - tomando a liberdade de falar pelas Queridonas.

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa!
preciso tomar vergonha na cara e escrever! eu era tão boa nisso! nem me lembro mais como era falar mal de certas pessoas via crônicas! já já eu volto!

Éverton Gio disse...

Eu tomei vergonha na cara e decidi postar todos os dias no meu blog! hehehe... eu te desculpo sim, Lara!
Só não desculpo a Steph por ter parado de escrever o #recortes. =P
hehehehehehe

Shimabuko disse...

Putz, agora eu to me sentindo péssimo pelo meu próprio - e imenso - período de hiatus... Será que eu tendo voltado a escrever agora me absolve por tanto tempo? Depois de ler isso, acho que não hahaha