terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cadê o tempo que tava aqui?

Não tenho tempo!
Essa é minha mais nova desculpa pra tudo!
Por que você está sumida? Por nunca mais apareceu em tal lugar? Por que não está lendo a pilha de livros que você tem pra ler? Por que não comprou o que tem que comprar? Por que não fez back up do computador? Por que não estudou mais? Por que não entrou no mestrado ainda?

Penso, penso, penso sobre essas coisas e a resposta é sempre a mesma: me falta tempo! Que o tempo é relativo todo mundo sabe. Sim, duas horas assistindo seriado passam infinitamente mais rápido do que duas trabalhando. Einstein já sabia disso e não tem como discordar. Mas o grande problema do tempo para mim é que não importa quanto tempo eu tenha, nunca parece ser o suficiente!

Nunca tenho tempo suficiente para mim, para investir em mim, para gastar com as coisas que eu realmente quero fazer. Talvez seja porque a vida não deixa que seja diferente. É preciso trabalhar, trabalhar, trabalhar. Essa é a prioridade! É preciso se esgotar em obrigações e esquecer que o mundo é mais que isso. É assim que o dia-a-dia exige que vivamos. Ou não? É preciso maximizar o tempo para esquecermos de nós mesmos e nos perdermos em nossas tarefas.

Olha só, não estou reclamando de ter obrigações. Não é isso. Trabalhar é bom. O que é ruim para mim é não ter tempo para mais nada. É chegar em casa e não ter forças para ler um livro sequer. É sentir meu cerébro fritar de cansaço e saber que o tempo que teoricamente eu teria para mim não será realmente meu; será de outras coisas que tenho para fazer. Difícil viver assim! Sem nunca parar...

É isso que eu quero! Um relógio que pare! Não precisa ser muito. Pode ser só por uma hora por dia, mas quero um relógio que não deixe o tempo se esvair, que congele um pouquinho para eu parar e descansar a cabeça de tudo. Já pensou que luxo seria se pudéssemos todos fazer isso todo dia? Só uma horinha... Poder parar e fazer o que quiser. Se deixar invadir pelo ócio sem culpa. Dormir um sono tranquilo. Assistir uma coisa bem boba na televisão. Ver os amigos. Qualquer coisa. Eu quero fazer qualquer coisa, contanto que seja para mim e sem sentir que com isso estou desperdiçando meu tempo. Por que quer saber de uma coisa? Estou cansada de não ter tempo para nada e de correr constantemente contra o relógio. Está mais do que na hora do relógio correr atrás de mim.

Lara - tentando arrumar tempo pra sobreviver

2 comentários:

Druidan disse...

É como eu disse num Tweet meu:
"O q eu acho mais estranho é q o objetivo da nossa vida é ser feliz, mas só fazemos coisas q não gostamos todos os dias, porque? para ser feliz?"
Para sermos felizes nos obrigamos todos os dias a fazer coisas q não gostamos, para alcançar a felicidade, que na verdade nunca chega! Então acabamos por não sermos felizes nem agora, e nem lá, e acabo achando que só possuímos momentos de felicidade, e que deveríamos nos conformar com isso!

Rosana Araújo disse...

E como dizia meu tweet: eu só quero ter um dia todo antes de amanhã para colocar tudo em ordem!

Tô cansada de correr atrás do tempo também...